Sinais precoces de autismo: Quando observar e procurar ajuda

18 de ago. de 2025

Pais com sorrindo com a filha no café da manhã
Pais com sorrindo com a filha no café da manhã
Pais com sorrindo com a filha no café da manhã

Introdução

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a forma como a criança interage com o mundo ao seu redor. Quanto mais cedo identificamos os sinais precoces de autismo, mais rapidamente podemos oferecer apoio e intervenções que favoreçam o desenvolvimento.

Neste artigo, abordaremos o que observar nos primeiros anos de vida, quando é hora de procurar ajuda e como apoiar seu filho desde cedo.

O que é o Autismo

O TEA é caracterizado por desafios na comunicação social e por padrões de comportamento ou interesses repetitivos e restritos. Não existe um único tipo de autismo — trata-se de um espectro, com variações na intensidade de sinais e sintomas. Algumas crianças apresentam sinais já no primeiro ano de vida, enquanto outras somente quando as demandas sociais aumentam, entre 2 e 3 anos.

Por que Observar Desde Cedo

O cérebro infantil é altamente plástico nos primeiros anos — devido à chamada neuroplasticidade.

Quando sinais de atraso ou diferenças no desenvolvimento são identificados precocemente, é possível iniciar intervenções que melhoram a comunicação, o comportamento e a autonomia. Essa atenção precoce pode fazer uma grande diferença no futuro da criança.

Principais Sinais Precoces por Faixa Etária

Até 12 meses

  • Pouco ou nenhum contato visual.

  • Não sorri em resposta a interações sociais.

  • Não responde ao próprio nome.

  • Pouca ou nenhuma tentativa de balbuciar.

De 12 a 24 meses

  • Não aponta para mostrar interesse.

  • Poucas tentativas de se comunicar (mesmo sem palavras).

  • Não imita gestos simples, como bater palmas ou dar tchau.

  • Pouco interesse em outras crianças.

De 2 a 3 anos

  • Atraso ou ausência de fala.

  • Usa palavras, mas não para se comunicar de forma funcional.

  • Repetição de frases (ecolalia).

  • Interesse restrito por objetos ou partes deles (ex.: rodas).

  • Comportamentos repetitivos como girar, alinhar ou balançar o corpo.

Diferença entre variação do desenvolvimento e atraso

Cada criança possui seu ritmo, mas existem marcos esperados para cada idade. Quando esses marcos não são atingidos dentro da janela adequada, é importante investigar.

Exemplo:

As primeiras palavras costumam surgir por volta de 12 meses. Se aos 18 meses a criança ainda não utiliza nenhuma palavra ou forma de comunicação funcional, já é considerado um atraso que deve ser avaliado.

Quando procurar ajuda profissional

Procure um pediatra do desenvolvimento, neuropediatra ou equipe multidisciplinar quando:

  • Houver ausência de marcos importantes.

  • Os sinais listados acima se repetirem ou persistirem.

  • Houver regressão — quando a criança perde habilidades que já havia adquirido.

Como apoiar enquanto espera a avaliação

  • Brinque junto diariamente, mesmo que por pouco tempo.

  • Use expressões faciais e gestos exagerados para atrair a atenção da criança.

  • Nomeie objetos e ações durante as atividades.

  • Mantenha uma rotina previsível, calma e estruturada.

Identificar os sinais precoces de autismo não significa rotular o seu filho, mas sim abrir portas para oferecer a ele as melhores oportunidades de desenvolvimento. Se notar algum desses sinais, procure avaliação médica o quanto antes.

Veja o Vídeo completo da entrevista da Dra. Kátia Bueno para Band-MG

Te ajudo a ser protagonista no desenvolvimento da criança

© 2025 Dra. Kátia Bueno CRM: 36723 RQE: 20855

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