
Sinais precoces de autismo: Quando observar e procurar ajuda
18 de ago. de 2025
Introdução
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a forma como a criança interage com o mundo ao seu redor. Quanto mais cedo identificamos os sinais precoces de autismo, mais rapidamente podemos oferecer apoio e intervenções que favoreçam o desenvolvimento.
Neste artigo, abordaremos o que observar nos primeiros anos de vida, quando é hora de procurar ajuda e como apoiar seu filho desde cedo.
O que é o Autismo
O TEA é caracterizado por desafios na comunicação social e por padrões de comportamento ou interesses repetitivos e restritos. Não existe um único tipo de autismo — trata-se de um espectro, com variações na intensidade de sinais e sintomas. Algumas crianças apresentam sinais já no primeiro ano de vida, enquanto outras somente quando as demandas sociais aumentam, entre 2 e 3 anos.
Por que Observar Desde Cedo
O cérebro infantil é altamente plástico nos primeiros anos — devido à chamada neuroplasticidade.
Quando sinais de atraso ou diferenças no desenvolvimento são identificados precocemente, é possível iniciar intervenções que melhoram a comunicação, o comportamento e a autonomia. Essa atenção precoce pode fazer uma grande diferença no futuro da criança.
Principais Sinais Precoces por Faixa Etária
Até 12 meses
Pouco ou nenhum contato visual.
Não sorri em resposta a interações sociais.
Não responde ao próprio nome.
Pouca ou nenhuma tentativa de balbuciar.
De 12 a 24 meses
Não aponta para mostrar interesse.
Poucas tentativas de se comunicar (mesmo sem palavras).
Não imita gestos simples, como bater palmas ou dar tchau.
Pouco interesse em outras crianças.
De 2 a 3 anos
Atraso ou ausência de fala.
Usa palavras, mas não para se comunicar de forma funcional.
Repetição de frases (ecolalia).
Interesse restrito por objetos ou partes deles (ex.: rodas).
Comportamentos repetitivos como girar, alinhar ou balançar o corpo.
Diferença entre variação do desenvolvimento e atraso
Cada criança possui seu ritmo, mas existem marcos esperados para cada idade. Quando esses marcos não são atingidos dentro da janela adequada, é importante investigar.
Exemplo:
As primeiras palavras costumam surgir por volta de 12 meses. Se aos 18 meses a criança ainda não utiliza nenhuma palavra ou forma de comunicação funcional, já é considerado um atraso que deve ser avaliado.
Quando procurar ajuda profissional
Procure um pediatra do desenvolvimento, neuropediatra ou equipe multidisciplinar quando:
Houver ausência de marcos importantes.
Os sinais listados acima se repetirem ou persistirem.
Houver regressão — quando a criança perde habilidades que já havia adquirido.
Como apoiar enquanto espera a avaliação
Brinque junto diariamente, mesmo que por pouco tempo.
Use expressões faciais e gestos exagerados para atrair a atenção da criança.
Nomeie objetos e ações durante as atividades.
Mantenha uma rotina previsível, calma e estruturada.
Identificar os sinais precoces de autismo não significa rotular o seu filho, mas sim abrir portas para oferecer a ele as melhores oportunidades de desenvolvimento. Se notar algum desses sinais, procure avaliação médica o quanto antes.